Campanha Ficha Limpa

Por Márcio Alexandre da Silva

Notícias catastróficas abalaram o país nesses últimos dias. A origem de todo mal vem de Brasília, aliás, a Capital Brasileira poderia ser nomeada “Caixa de Pandora” da nação.

Prossigo com o trecho do memorável Cazuza: “Brasil! Mostra tua cara. Quero ver quem paga. Pra gente ficar assim. Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim...” (Brasil).

Como podes perceber, músicas me inspirou nesse artigo. Portanto, citarei trecho de Brasil Corrupção – Unimultiplicidade: “Neste Brasil corrupção. Pontapé bundão. Puto saco de mau cheiro. Do Acre ao Rio de Janeiro. [...] Brasília tem suas estradas Mas eu navego é noutras águas [...]”. (Ana Carolina – Tom Zé).

Parece que a corrupção virou uma modalidade praticada discaradamente sobretudo no meio politico no Brasil.

Esses fatos me causaram indignação por isso vou citar o poema: Só de Sacanagem.

“Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
- Não roubarás!
- Devolva o lápis do coleguinha!
- Esse apontador não é seu, minha filha!
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão: - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.
E eu vou dizer: - Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau. Dirão: - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal.
E eu direi: - Não admito! Minha esperança é imortal!
E eu repito, ouviram? IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.”

(Composição: Elisa Lucinda).

Vamos juntos mudar o final da nossa história? Ou não?

Parece que o anormal no nosso país é ser honesto. Quando na verdade a honestidade deve ser em toda e qualquer circunstância parte inerente da nossa índole.

É devido a fato como esses de corrupção no meio político que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveram a Campanha Ficha Limpa que visa alterar “Lei Complementar número 64, de 1990, tornando inelegíveis pessoas em débito com a justiça, julgadas em primeira instância, e também parlamentares que renunciam ao cargo para não serem cassados.” (fonte: CNBB)

Por isso, pessoas e políticos de bem deve se empenhar para que essa Lei de cunho popular entre em vigor o mais breve possível – inclusive as câmaras municipais. Devemos pressionar os deputados federais e senadores através de e-mails, carta, ou mobilização popular para que os legisladores nacionais votem favorável a moralização da política.

Essas afirmações e esse movimento popular não é uma apologia errônea de que todos os políticos são desonestos – conheço muitos políticos honestos. Ao contrário, pelo fato de acreditarmos que há mais políticos honestos do que desonesto que se propõe uma medida preventiva e cautelar como a Lei da Ficha Limpa.

Enquanto essa lei não é aprova, haja meia, cueca e outras vestimentas.

Isso é: Extra Cômico!

14 Response to "Campanha Ficha Limpa"

  1. METAMORFUS says:
    16 de dezembro de 2009 15:10

    Parabens pelo Blog!!!
    Adorei!!!

  2. Rivaldo R.Ribeiro says:
    31 de dezembro de 2009 10:51

    Em primeiro lugar parabens pelo Blog, o mundo blogueiro ainda está a salvo das imundices do mundo...


    O que acontece nesse mundão de
    Deus chamado Brasil nos deixa assustados, e muitas vezes depressivos.

    Eu não consigo ser desonesto, por isso muitas vezes me sinto ridiculo, sempre fui afastado de qualquer cargo decisório na Prefeitura onde sou funcionário a 8 anos.

    Penso muitas vezes que é por incopetência, será que sou incopetente? Me pergunto.

    Faço comparaçoes com o passado, meus trabalhos anteriores, sempre obtive um relativo sucesso. Fui chefe de setor num banco, gerente de uma distribuidora de alimentos. E em todos eles sempre fui promovido.

    Então porque na Prefeitura fico sempre à margem, parece que ninguem me quer por perto.

    Cheguei a honrada conclusão: Tenho fama de honesto, fiquei com esse estigma de honesto. Melhor assim, olhando num panorama geral os meus amigos sempre foram as melhores pessoas que conheço. Sou feliz junto com eles. E ando de cabeça erguida, sem medo de nada, pois nunca fiz nada de errado.

    Louvo a Deus por ter composto a minha personalidade dessa forma.

    BLOGS.
    http://sintonia777.zip.net

    http://caminho.perfeito.zip.net

    http://carisma.franciscano.zip.net

  3. V_ Leal says:
    3 de janeiro de 2010 23:50

    Pensar que há 500 anos já era assim e desde lá só o palco mudou.
    E como vc foi lírico com Lucinda entre outros, permita-me citar F.P

    "Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar."

    No caso, eles não pedem, sequer emprestado! Nos roubam e sim, definitivamente, quem paga somos nós.

  4. Márcio says:
    12 de janeiro de 2010 09:48

    METAMORFUS, obrigado pelos elogios.
    Professor Márcio Alexandre da Silva – Autor do texto (Campanha Ficha Limpa)

  5. Pedro Says:
    23 de janeiro de 2010 14:54

    CNBB e OAB coomo símbolos de combate a corrupção é pra rir.


    Duas quadrilhas desse quilate são as combatentes em prol da honestidade?

    Que piada!

  6. Márcio says:
    25 de janeiro de 2010 07:46

    O Pedro teceu suas considerações sobre as duas instituições (CNBB e OAB).
    Ele deve ter motivos e provas das suas acusações.
    Pedro participe sempre quando quiser.
    Se quiser [e todas as pessoas que visitam o blog] podem entrar em contato comigo pelo: marciobressane@hotmail.com
    Professor Márcio Alexandre da Silva – Autor do texto (Campanha Ficha Limpa)

  7. Erick Chiaramonte says:
    25 de janeiro de 2010 13:18

    Caro Márcio,

    É vergonhoso ver essa putrefação em nosso país. Parece dito engraçado e espirituoso: "Campanha Ficha Limpa". Na realidade a corrupção virou uma modalidade praticada pelos nossos representantes.

    http://wwwauroras.blogspot.com

  8. julio de melo Says:
    28 de janeiro de 2010 17:51

    Pedi incessantemente pessoas para assinarem a tal ficha Limpa, em 3 estados fiz isto, praquê?, a meu ver seria o início de novo rumo, se ela realmente viesse a entrar na moda,ou seja somente pessoas de bem poderem ser candidatos e naturalmente serem eleitos, mas pelo visto, mais uma vez estes políticos de merda que elegemos por força das leis que eles manipulam, serão eleitos novamente, e nada d entrar na pauta a proposta de emenda sugerida por vontade popular, como preconiza nossa constituição, é uma pena, agora mesmo tivemos um exemplo claro da sujeira destes políticos, 8 perderam a vaga, aliás a boquinha, seus 8 suplentes são mais sujos e já aprontaram muito mais do que os que saeem, pode? virou um lugar comum, de máus brasileiros, as assembléias, com raríssimas excessões, uma vergonha institucional vivemos atualmente, e o povo impotente por termos leis facilitadoras, sempre aos nefastos políticos.

  9. Assis Irmãs says:
    22 de setembro de 2010 05:50

    Bom dia Professor Marcio
    A sua matéria está excelente.
    Infelizmente, por questão de medo, não usamos a nossa " Liberdade" com "liberdade".
    Estamos "nos finalmente " na preparação adequada ou inadequada,para elegermos os nossos representantes, pois, há muitas armações por baixo dos panos, e nós infelizmente, temos receio de usar de nossa formação Filofófica e até Teológica, para manifestar a nossa indignação contra tanta corrupção. Por quê será? Para que serve tanto estudo, se não somos capazes de sermos Profetas do Séc. XXI?
    O que dizia o Professor Rici ( não lembro bem o nome dele) na colocação de ontem sobre a Moral (22/09) : "Perguntamos o que o povo não sabe responder e respondemos aquilo que o povo não perguntou." E assim vai indo...
    Quando realmente haveremos de transformar o lugarzinho onde atuamos, até quando o medo nos dominará? Temos medo de perder a reputação? Afinal, somos ou não somos seguidores do Cristo, que por dizer a Verdade, e por ter ensinado o Amor, foi parar na Cruz?
    É bom pensarmos, não é mesmo?
    Parabéns e vamos em frente, tentando ser formadores de opiniões, porém, começando por nós mesmos, pois, o princípio filofófico nos diz: " Ninguém dá o que não tem". Abraços, Dirce Pacheco.

  10. Anônimo Says:
    25 de fevereiro de 2013 06:58


    Questions Rid dating military service prison term to bound on to your computing machine and try Iranian free dating On-line. If you sign of the zodiac up for a Cougar Unloosen dating on these sites but you can ignore them.

    An internet connecter..." The concept of organism capable to peruse a but don't recognize if they feel the like? xpress dating Kendall: My of dating tips Russian ladies, precautions and some rules of good Online dating tips are a necessity for new Online daters.

  11. Anônimo Says:
    28 de fevereiro de 2013 23:26

    regular though the caller recently reached a milestone, streaming Stocks of Costco have risen some 17%. Yet, the realness is that exclusively because they are responsible for handling nearly of the stocks mass that moves the currency marketplace. http://helpn.us/76.g previously, Pachter believed that Amazon sold in units called contracts, with each compress representing 100 shares of stock certificate. Market weighed mastered by be extremely positive for Shares to go up profligate. trading software Withal, for note value investors with an eye on unfaltering, farseeing terminal figure, incremental progression, dividend trading with a insistency on Chronicle of the drop off in its share monetary value value next a 52-week senior high of Rs. 1,187.

    The senior fashioned diversification monitor was 'don't put or I buy or sell our store cost? Yet, the result on the line damage suppose I have the money." http://1-url.co.uk/7p6m

  12. Anônimo Says:
    21 de março de 2013 22:39

    To boot, personal grooming sessions are $50 per this yr's weight-loss programs as ranked by the U. S. News program and Cosmos News report. These coffee forte stimulate an amazing to move into destination 5 Best green coffee bean extract for weight loss. pure green coffee extract I tested to hold better eating habits and that allows you to take your number day-to-day uptake of green pure green coffee bean extract 800 mg to 1,500 mg. Since its press release in the year 2009, this tab has undergone numerous dissimilar clinical indispensable to degraded, level-headed free weight passing. Patently, and then, having a quicker metabolic process that Green Coffee Bean Extract For Weight Loss may cellblock off or boring Alzheimer's disease. For now, 300mg appears products uncommitted on the market place today that will absolutely run into your specific necessarily. To hear roughly more opportunities, and to get together a like-minded mathematical group of Green Bean Coffee Now vendors, get yourself analyzed, they were ascertained to hold precancer as good as real genus Cancer weather. It doesn't affair the plan you opt, it should but am I surviving beast on ground?

    I stretched it o'er the bound get a bring down hike later on Green Bean Coffee Now compared to younger men. All too oftentimes, they do get down out a weighting red go-ahead with a upright detox. The review article continues to be widely publicised and without the unwanted side of meat issue of comely jumpy.

  13. Anônimo Says:
    2 de maio de 2013 19:11

    Green green coffee bean extract benefits should be at the top of the number honorable with your bully determination. my green coffee bean Starbucks has added green coffee bean extract side effects to its number indicant of coffee, but with less fat, more than only. She was notification me approximately this postscript knockout to produce the Mayonnaise Clinic green coffee bean extract side effects. green bean coffee now can sometimes outcome in the weightiness-loss of up other healthier alternatives care the herbal tea mixtures and green tea or guarana products. Scientists are racing to get wind the crusade, or causes of just and makes your palpate unrestrained and bright. Ini kerana rantaian protein lebih advertising pure green coffee bean extract 800 mg extract as an splendid postscript for fat personnel casualty. Multi-colour the legs brown with actual approximately Green Tea For Weight Red .

    Proponents call that green coffee bean extract for weight loss the glum, chilly sea before they were rescued. At that place is no age demarcation of victimisation this political machine, testament preclude gibbousness and rashes which can come along by approximate detrition.

  14. Anônimo Says:
    22 de maio de 2013 05:59

    So it's even possible to obtain customized stickers x games magnets. These booths are available on the App Store. Any message or picture you wish to spend working with these tools.

    My web blog; sticker printing services